CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE! EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS CULTURAS DA AFRODIÁSPORA NO BRASIL E NAS AMÉRICAS
Sobre o Dossiê Temático
Visa reunir e divulgar estudos sobre a relação educação e preservação das culturas afrodiaspóricas no Brasil, América Latina e Caribe, que privilegiam abordagens epistemológicas inter/transdisdisciplinar, contra hegemônica e afrorreferenciada, em que o legado africano assume precondição para a produção e desenvolvimento de conhecimento, dentro e fora da academia.
Objetivos
Reunir estudos advindos de autores/as brasileiros/as, latinoamericanos/as e caribenhos/as que conribuam no aprofundamento teórico e metodológico visando novas epistemoligias sobre a temática da preservação cultural na perspectiva de uma educação para as relações étnico-raciais, a partir do protagonismo negro africano. Trata-se de uma coletânea proposta pela área científica Memória & Patrimônio da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) em articulação com a Associação de Pesquisadores Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (AINALC), de forma estimular o desenvolvimento de uma consciência preservacionista sustentável no sentido de garantir o direito à memória e ao pleno exercício da cidadania às comunidades negras da afrodiáspora intérpretes dos próprios patrimônios, importantes elementos de fortalecimento de suas identidades culturais.
Reconhecer e valorizar as referências culturais derivadas da afrodiáspora como patrimônio cultural exige o compromisso com um olhar crítico do ponto de vista político e ideológico com dimensão pedagógica.
Através de suas experiências de vida, tanto pessoal como profissional, a professora, pesquisadora e ativista Patricia H. Collins, da Universidade de Maryland, College Park, EUA, tem explorado como a epistemologia (re)constitui um mecanismo tanto de opressão intelectual como de resistência. Para entender como as estruturas sociais de poder agem, constrangem e oprimem, a pesquisadora negra estadunidense tem articulado a interseccionalidade aos sistemas de poder, a partir do que denomina de “matriz de dominação”, entendida como “uma rede específica de relações sociais que une múltiplos domínios de poder, em torno de uma dimensão central de opressão.
Agradecemos às pesquisadoras e pesquisadores que enviaram suas propostas para a chamada da Revista da ABPN, especialmente pela qualidade das propostas apresentadas.
Nova chamada de dossiês, para o período subsequente, está prevista com prazo de submissões entre 01 e 30 de março de 2024, para dossiês a serem publicados em 2025 e 2026.
Organizadores/as: Cristina Giorgi (Cefet/RJ); Fátima Lima (UFRJ); Felipe Machado (Cefet/RJ); Flavia Meireles (Cefet/RJ) e Talita de Oliveira (Cefet/RJ)
Organizadores/as: Cristina Giorgi (Cefet/RJ); Fátima Lima (UFRJ); Felipe Machado (Cefet/RJ); Flavia Meireles (Cefet/RJ) e Talita de Oliveira (Cefet/RJ)
Organização: Ana Luisa Alves Cordeiro (UFMT); Julvan Moreira de Oliveira (UFJF); Maria da Conceição Reis (UFPE).
O Caderno Temático “O Legado das Ações Afirmativas – trajetórias de (re)existências negras” é uma edição da Revista da ABPN que objetiva apresentar trajetórias de estudantes negras e negros cotistas, em especial que conseguiram superar condições de vulnerabilidade social resultantes das desigualdades étnico-raciais e do racismo, bem como em intersecção com outras discriminações que afetam suas trajetórias de vida na sociedade brasileira.
Organização: Ana Luisa Alves Cordeiro (UFMT); Julvan Moreira de Oliveira (UFJF); Maria da Conceição Reis (UFPE).
O Caderno Temático “O Legado das Ações Afirmativas – trajetórias de (re)existências negras” é uma edição da Revista da ABPN que objetiva apresentar trajetórias de estudantes negras e negros cotistas, em especial que conseguiram superar condições de vulnerabilidade social resultantes das desigualdades étnico-raciais e do racismo, bem como em intersecção com outras discriminações que afetam suas trajetórias de vida na sociedade brasileira.
A Equipe Editorial da Revista da ABPN agradece pelo trabalho qualificado e voluntariamente oferecido pelas/os pareceristas que serviram e colaboraram ao longo do ano de 2020, os quais, com isenção, independência e competência, tornaram possível manter e aperfeiçoar o sistema de ‘avaliação pelos pares' (duplamente cega), um dos pilares fundamentais das boas revistas e que contribuem para a melhora e reconhecimento de Revista da ABPN. Também agrademos às/aos proponentes e organizadoras/es de Cadernos Temáticos e Dossiês Temáticos! Contamos com tod@s vocês neste ano que se inicia. O nosso muito obrigad@!
CHAMADA PARA O CADERNO TEMÁTICO: AFRICANOS, CRIOULOS, ESCRAVIDÃO e PÓS-EMANCIPAÇÃO NO ATLÂNTICO
Reunindo de pesquisadores de diferentes instituições com artigos, ensaios e notas de pesquisas sobre os africanos e seus descendentes escravizados, experiências atlânticas, espaços e tempos no Brasil dos séculos XVII a XX (primeiras décadas da emancipação).
Organização: Dr. Flávio Gomes (UFRJ), Drª Iamara Viana (PUC-RJ) e Drª Valéria Costa (IFSERTÃO-PE)
Período da chamada aberta: 30/05/2020 a 10/07/2020 Lançamento do Caderno Temático: 15/08/2020
As propostas deveram ser submetidas no site da Revista da ABPN, na seção "Caderno Temático" <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/index> até o prazo estipulado .
A Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN, abre chamada para ampliar o Conselho Consultivo de avaliadores/as. Caso seja de seu interesse, solicitamos o preenchimento do formulário de cadastramento para avaliador/a ad hoc, disponível no link:
É com grande alegria, que informamos a Revista da ABPN foi a indexada a Elektronische Zeitschriftenbibliothek e também na MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals, aumentando assim seu quadro de indexadores: http://abpnrevista.org.br/…/index.…/revistaabpn1/indexadores
Esta aberta a chamada de publicação de artigos para o Dossiê Temático “Ciências Sociais Africanas e Afrodiaspóricas: Abordagem teórica, metodológica e temática”. Aceita-se contribuições nas seguintes línguas: portuguesa, espanhola, francesa e inglesa. O prazo de recebimento de textos será até o dia 31 de novembro de 2020. Os artigos devem seguir as normas de publicação e ser enviados para: escolaafricana@gmail.com, dagoberto.jose@unesp.br. A previsão de lançamento do dossiê é até o dia 30 de maio de 2021
O Caderno Temático “Saber-fazer em Ciências & Tecnologias - Trajetórias Afrodiaspóricas, trata de uma edição especial da Revista da ABPN que objetiva a aproximação da ciência produzida na academia com as práticas referenciadas nas matrizes culturais africanas e afro-brasileiras, historicamente negadas e invisibilizadas.