The Journal of ABPN is a free and open-access journal, published quarterly by the Black Brazilian Researchers Association, in an electronic version, available at: http://abpnrevista.org.br/revista. Its main objective is to give visibility to discussions on race relations from the production of black researchers and intellectuals, as well as from others committed to promoting racial equity and knowledge about Africa and African Diasporas, nationally and internationally. It has as a target audience researchers and the academic community in general, members of organizations and institutions working on racial issues, people interested in the debate about race relations.

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO "NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE! EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS CULTURAS DA AFRODIÁSPORA NO BRASIL E NAS AMÉRICAS"

2024-09-23

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE! EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS CULTURAS DA AFRODIÁSPORA NO BRASIL E NAS AMÉRICAS

Sobre o Dossiê Temático 

Visa reunir e divulgar estudos sobre a relação educação e preservação das culturas afrodiaspóricas no Brasil, América Latina e Caribe, que privilegiam abordagens epistemológicas inter/transdisdisciplinar, contra hegemônica e afrorreferenciada, em que o legado africano assume precondição para a produção e desenvolvimento de conhecimento, dentro e fora da academia. 

 

Objetivos 

Reunir estudos advindos de autores/as brasileiros/as, latinoamericanos/as e caribenhos/as que conribuam no aprofundamento teórico e metodológico visando novas epistemoligias sobre a temática da preservação cultural na perspectiva de uma educação para as relações étnico-raciais, a partir do protagonismo negro africano. Trata-se de uma coletânea proposta pela área científica Memória & Patrimônio da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) em articulação com a Associação de Pesquisadores Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (AINALC), de forma estimular o desenvolvimento de uma consciência preservacionista sustentável no sentido de garantir o direito à memória e ao pleno exercício da cidadania às comunidades negras da afrodiáspora intérpretes dos próprios patrimônios, importantes elementos de fortalecimento de suas identidades culturais. 

Reconhecer e valorizar as referências culturais derivadas da afrodiáspora como patrimônio cultural exige o compromisso com um olhar crítico do ponto de vista político e ideológico com dimensão pedagógica.  

Indexators

Latindex

Capes – Portal de Periódicos/Qualis (Brasil)

REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (Espanha)

Diadorim – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Brasil)

INTERNATIONAL INSTITUTE OF ORGANIZED RESEARCH (I2OR)

Google Scholar

MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals

Elektronische Zeitschriftenbibliothek

European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIH Plus)