EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DE INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA: A REALIDADE DA ESCOLA QUILOMBOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO, EM MACAPÁ-AP

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Jusse Raquel Nunes de Oliveira
Piedade Lino Videira
Claudio Afonso Soares

Resumo

Resumo: Com o aumento de matrículas de alunos com deficiência nas escolas quilombolas suscitou maiores preocupações com a inclusão escolar, diante da precariedade na formação docente e ausência de recursos tecnológicos. A educação inclusiva veio para acolher, integrar e gerar iguais oportunidades às pessoas com deficiência para exercerem plenamente seus direitos. Objetiva-se debater sobre inclusão escolar nos quilombos na perspectiva de se fazer maiores investimentos em tecnologias, exemplificando através de dados de enfrentamento da realidade pelas professoras da Escola Quilombola Estadual José Bonifácio, em Cria-ú, território quilombola próximo à Macapá-AP. Assim, questiona: como o investimento em tecnologia pode proporcionar maior inclusão escolar em escolas de remanescentes de quilombos, a fim de promover uma escolarização de qualidade e autonomia em contraposição à marginalização do povo negro? Aplicou-se a metodologia bibliográfica, com enfoque qualitativo. Conclui-se que a pesquisa trouxe contribuição significativa, expondo precariedades e necessidades em escolas quilombolas, apontando exemplos disponíveis de recursos tecnológicos como potenciais transformadores do ambiente escolar num espaço mais inclusivo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nunes de Oliveira, J. R., Lino Videira, P., & Afonso Soares, C. (2024). EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DE INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA: A REALIDADE DA ESCOLA QUILOMBOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO, EM MACAPÁ-AP. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 18(46). Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1811
Seção
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Biografia do Autor

Jusse Raquel Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Amapá /UNIFAP; Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI)

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia do Amapá (FTA) e Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). 

 

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá/UNIFAP; Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu- Mestrado em Educação/PPGED,

Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Psicopedagoga pela Faculdade de Macapá (FAMA). Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação, Stricto Sensu, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Claudio Afonso Soares, Universidade Federal do Amapá /UNIFAP; Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1999); Mestrado em Avaliação Psicológica com ênfase em Avaliação Psicológica Escolar pela Universidade São Francisco (2011) e Doutorado em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO (2022).