O DOCUMENTO CURRÍCULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DO PARÁ EM INTERFACE COM AS DCNEEQ NOTAS SOBRE AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS
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Resumo
Este texto se refere a um recorte de uma tese de doutoramento e tem como objetivo analisar as estratégias discursivas engendradas no Documento Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará (DCEIEF) em interface com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ). A face interpretativa balizou-se nas noções conceituais de Bourdieu (2003) sobre estratégias discursivas, sobre Quilombo, acionamos: Gomes, F. (1996; 2006). A métrica metodológica se conforma nas formulações de Bardin (2016) com análise de conteúdo. Desta forma, a empiria nos sinaliza que o DCEIEF do Pará configura, em certa medida, a Educação Escolar Quilombola de forma secundarizada, folclórica e fossilizada.
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Como Citar
Costa, L. F. da, & Coelho, W. de N. B. (2025). O DOCUMENTO CURRÍCULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DO PARÁ EM INTERFACE COM AS DCNEEQ: NOTAS SOBRE AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 16–43. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1884
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS

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