O DOCUMENTO CURRÍCULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DO PARÁ EM INTERFACE COM AS DCNEEQ NOTAS SOBRE AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS

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Laércio Farias da Costa
Wilma de Nazaré Baía

Resumo

Este texto se refere a um recorte de uma tese de doutoramento e tem como objetivo analisar as estratégias discursivas engendradas no Documento Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará (DCEIEF) em interface com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ). A face interpretativa balizou-se nas noções conceituais de Bourdieu (2003) sobre estratégias discursivas, sobre Quilombo, acionamos: Gomes, F. (1996; 2006). A métrica metodológica se conforma nas formulações de Bardin (2016) com análise de conteúdo. Desta forma, a empiria nos sinaliza que o DCEIEF do Pará configura, em certa medida, a Educação Escolar Quilombola de forma secundarizada, folclórica e fossilizada.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, L. F. da, & Coelho, W. de N. B. (2025). O DOCUMENTO CURRÍCULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DO PARÁ EM INTERFACE COM AS DCNEEQ: NOTAS SOBRE AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 16–43. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1884
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS
Biografia do Autor

Laércio Farias da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Escola de Aplicação, Pará, PA, Brasil

Graduado nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Naturais (UFPA/Abaetetuba) e Licenciatura em Pedagogia (Unifaveni Centro Universitário); Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação (IFPA); Mestre em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e Doutor em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA). Atualmente é Professor Substituto do IFPA/Abaetetuba na área de Pedagogia e atua ainda como professor colaborador no curso de Pedagogia e Educação Física pela Faculdade da Amazônia (FAM) e nos cursos de graduação em Pedagogia, Direito e pós-graduação em gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Faculdade de Educação e Tecnologia do Pará (FAETE). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa: Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEMe). Atuou como tutor/voluntário no PROJETO FORMAÇÃO PRÉ-ACADÊMICA AFIRMAÇÃO NA PÓS UFPR (Pré-Pós) e no Projeto Afrocientista que têm como intuito despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras. Atuou no Programa Institucional com Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID UFPA). Exerceu a função de coordenador do Projeto Universidade Aberta de Abaetetuba (Cursinho Popular) enquanto presidente do Diretório Acadêmico da UFPA Abaetetuba (2013/2015), fez parte da comissão que promove o debate acerca da revisão do projeto Político Pedagógico das escolas do Campo (Abaetetuba/Pa). Já atuou como professor colaborador do curso de Educação do Campo pela UFPA Campus de Abaetetuba e do curso de Licenciatura em História (UFPA). Tem ampla experiência na área educacional e administrativa, pelo acúmulo de três anos de atuação em setores desta natureza no Instituto Federal do Pará e Universidade Federal do Pará através do Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR). É pesquisador dos temas Tecnologia aplicada à Educação, saberes e comunidades Tradicionais, quilombo e Educação das Relações Étnico-Raciais.

Wilma de Nazaré Baía, Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Pará, PA, Brasil

Doutora em Educação/UFRN. Professora Titular da UFPA. Está como Diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Portarias de 25 de outubro de 2023). Integra o corpo docente do Doutorado em Rede (Educanorte), do qual foi Vice-Coordenadora (2020) e depois coordenadora (2020-2021), por essa última atuação, recebeu Menção elogiosa por meio da Portaria N 11/2021. Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), do qual atuou como Vice-Coordenadora da Linha de Currículo (2022-2023). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAB/UFPA). Consultora ad hoc do CNPq e CAPES e Parecerista Ad hoc de Revistas Científicas. Integrou a Comissão Editorial - como Editora Associada da Revista Brasileira de Educação (2021-2024). Integra a Red Panamazónica para la Formación y Enseanza de la Historia; o Grupo de Pesquisa Etrúria-(UFMT) e o SOU_CIÊNCIA-Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (UNIFESP). Responsável pela renovação do Acordo de Cooperação Internacional com a Universidade Pedagógica de Maputo/Moçambique e a Universidade Federal do Pará (iniciado em 2023). É membro da ABPN; ANPUH; SBPC; ABEH e ANPEd, da qual fez parte da Diretoria (2021-2023) e Presidenta da Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas/ANPEd (2021-2023) e foi Coordenadora do GT21/ANPEd (2015-2017). Integrou pesquisas em rede internacional com a UFPR (2019-2023); UFES (2019-2022) e com a UFMA (2019-2022), e em rede nacional, com a UFMG (2009-2012); e com a UFPR (2015-2016). Atuou como Membro do Comitê Julgador da Chamada CNPq N 09/2023; Participou como integrante da Comissão Prêmio PROPESQ - MULHERES NA CIÊNCIA da UFSC, 2023;da Chamada CAPES- EDITAL N 17/2023; da chamada CNPq N 73/2022-Apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação: bolsas de mestrado e doutorado; Atuou como Membro do Comitê Julgador da chamada CNPq N07/2022- Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação; do Comitê Julgador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas-AF CNPq N 34/2022; do Comitê Julgador da chamada CNPq N 02/2021 e Comitê de Julgador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas-AF/ CNPQ/2020. No CEERT, integrou a Comissão da Oficina Colaborativa para Concepção do Edital Equidade Racial na Educação Básica/ CEERT/2019; atuou como supervisora de projeto de pesquisa do CEERT/2020-2022 e integrou a Equipe de Avaliação-CEERT/2020. Atuou na Administração Superior - DAAD/PROEG/UFPA (2016-2018). Coordenou 2 Cursos de Especialização em ERER para o Ensino Fundamental, (2010-2011 e 2015-2016) e um Curso de Aperfeiçoamento Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2017-2018), financiados pelo MEC/UNIAFRO. Foi Pró-reitora de Ensino e Graduação Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB (2013-2014). Atuou como Vice Coordenadora Nacional do Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (CONNEABS-Gestão 2012-2014). Participou da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão 2014-2016). Recebeu Menção Honrosa do PPGCEM-UFPA, pela atuação e dedicação ao Programa (DEZ-2022). Condecorada com o Diploma de Mérito ZUMBI DOS PALMARES, conferido pela Câmara de Vereadores de Belém (2016). Integrou a Diretoria Regional Norte da ABPN (Gestão 2010-2012 e Gestão 2004-2006). Coordenou a Linha Currículo e Formação de Professores, do PPGED/UFPA (2007-2009). Orientações realizadas: 19 Dissertações, 7 Teses e 53 orientações de Iniciação Científica até o presente momento. Desenvolve e orienta pesquisas nas temáticas: Formação de Professores/as, Educação Básica e ERER. Bolsista de Produtividade 1D do CNPq. Email:wilmacoelho@yahoo.com