Vivendo a Resposta: O Legado de Hansberry
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo discute o legado da escritora e dramaturga afro-americana Lorraine Hansberry, cuja peça A Raisin in the Sun foi a primeira de autoria de uma mulher negra a estrear na Broadway e a primeira a ser dirigida por um homem negro (Lloyd Richards) naquele espaço artístico de grande prestígio. Ênfase especial é dada à sua atuação como ativista e intelectual pública, visando a apresentar um contraponto às análises acadêmicas que geralmente se restringem às análises de sua obra teatral. Esse enfoque é desenvolvido a partir de uma discussão das escolhas cotidianas que foram centrais em sua trajetória pessoal e profissional, evidenciando, dessa forma, sua obra pelo prisma da produção de um conhecimento de natureza fundamentalmente ativista. O artigo discute também os desafios enfrentados no processo de propiciar aos alunos uma visão mais ampla da magnitude do legado de Hansberry, através de uma abordagem mais abrangente sobre sua arte e seu ativismo político.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).