MÍDIA E RACISMO EM DEBATE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Revista da ABPN de número 4 surge respaldada em um dos princípios estratégicos adotados pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) que é a construção e a difusão do conhecimento apreendido na vida acadêmica. Tal trabalho constitui, para nós, a expressão de mais um caminho possível de ser trilhado por todos, na busca permanente do debate, da crítica e da produção do conhecimento. Fomentar o debate visibilizando, publicizando e problematizando questões que ferem, constituem e impregnam o cotidiano da população negra é o que pretende este número da Revista. Acreditamos ser mais um veículo de publicização e debate de ideias e informações relevantes, traduzindo-se num verdadeiro mosaico de muitas vozes, refletindo com desenvoltura questões da contemporaneidade. A intenção é permitir a expressão da diversidade de concepções, perspectivas e compreensões de pesquisadoras e pesquisadores dos seus diferentes campos de conhecimento, e para além de suas áreas. Entendemos que os artigos aqui apresentados traçam um panorama do racismo na mídia, bem como evidenciam o fechamento e silenciamento ainda presentes em seu fazer histórico e diário. Inaugura-se essa nova fase da Revista com um volume que aborda reflexões e investigações sobre Mídia e Racismo, apresentando doze artigos, um ensaio e três resenhas, que realçam os motivos e desafios do tema proposto para essa publicação.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).