EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ANTIRRACISTA: O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO TEACHING ETHNIC-RACIAL RELATIONS IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL

Conteúdo do artigo principal

Iury Crislano de Castro Silva
Laiza Maria Freitas Almeida
Lucas Luan de Brito Cordeiro
Luciana Venâncio
Luiz Sanches Neto

Resumo

O estudo advém de relatos de experiências de professores(as) que atuam em escolas em um contexto em que ainda é acentuado de desigualdades e injustiça social. Para que possamos compreender como o racismo permeia é preciso buscar um entendimento do Estudo das Relações Étnico-raciais (ERER) e a implementação de uma educação antirracista. O objetivo então é apontar as formas de promoção de um projeto político que promoveu ações antirracistas nas aulas de educação física escolar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A metodologia tem caráter qualitativo. As ações pedagógicas dos(as) professores(as) mostram a intenção de possibilitar um contexto menos desigual e que os(as) estudantes pudessem construir um conhecimento crítico acerca do racismo e da manifestação das próprias trajetórias.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Castro Silva, I. C., Freitas Almeida , L. M., Brito Cordeiro, L. L. de, Venâncio, L., & Sanches Neto, L. (2024). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ANTIRRACISTA: O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO: TEACHING ETHNIC-RACIAL RELATIONS IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 18(46). Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1834
Seção
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Biografia do Autor

Iury Crislano de Castro Silva, Docente pela rede Estadual de Educação do Ceará

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGEF/UFRN. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente pela Rede Estadual de Educação do Ceará.

Laiza Maria Freitas Almeida , Licenciada em Educação Física na Universidade Federal do Ceará

 Licenciada em Educação Física na Universidade Federal do Ceará.

Luciana Venâncio, Docente da Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe

Luiz Sanches Neto, Docente da Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista.