EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ANTIRRACISTA: O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO TEACHING ETHNIC-RACIAL RELATIONS IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL
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Resumo
O estudo advém de relatos de experiências de professores(as) que atuam em escolas em um contexto em que ainda é acentuado de desigualdades e injustiça social. Para que possamos compreender como o racismo permeia é preciso buscar um entendimento do Estudo das Relações Étnico-raciais (ERER) e a implementação de uma educação antirracista. O objetivo então é apontar as formas de promoção de um projeto político que promoveu ações antirracistas nas aulas de educação física escolar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A metodologia tem caráter qualitativo. As ações pedagógicas dos(as) professores(as) mostram a intenção de possibilitar um contexto menos desigual e que os(as) estudantes pudessem construir um conhecimento crítico acerca do racismo e da manifestação das próprias trajetórias.
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