A labuta cotidiana de Reyita: Re-significando e desafiando formas de sobrevivência
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da trajetória de vida e de sobrevivência de Reyita, uma mulher negra caribenha. Ela enfrentou diversas formas de opressão colonizadora, resistindo cotidianamente como “uma sujeita” de contestação e transformação. A história de Reyita não é diferente da de muitas mulheres negras brasileiras e da diáspora africana, seja daquelas que ainda hoje permanecem no anonimato, seja das poucas exceções que conseguiram ter suas narrativas publicizadas. Portanto, os saberes produzidos por mulheres negras têm estado comprometidos com as experiências de mulheres historicamente excluídas e oprimidas.
Detalhes do artigo
Como Citar
Sousa, A. L. de. (2010). A labuta cotidiana de Reyita: Re-significando e desafiando formas de sobrevivência. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 1(1), 91–107. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/311
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).