A CRIAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA PARA AS CLASSES DESFAVORECIDAS NO BRASIL E O DIREITO A EDUCAÇÃO E OBRIGATORIEDADE ESCOLAR: UMA VISÃO A PARTIR DO SÉCULO XIX
Main Article Content
Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar dados acerca da criação de escolas públicas Brasileira para crianças pobres e negras com uma visão a partir do império, período em que ocorre uma intensa discussão acerca da valorização da população das camadas tidas como inferiores. Para seu desenvolvimento, para tanto foi feita uma pesquisa bibliográfica em que foram utilizadas obras que compuseram a disciplina Educação Brasileira, do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Acre ministrada pela Professora Doutora Elisabeth Miranda de Lima. Destaca-se aqui a necessidade da época em ensinar, civilizar e escolarizar a população da camada inferior além do relativo papel do Estado, dando enfoque nos avanços legais que foram importantes para a ascensão representativa do negro na educação.
Article Details
Copyright Statement
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may lead to productive changes as well as increase impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).