A CRIAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA PARA AS CLASSES DESFAVORECIDAS NO BRASIL E O DIREITO A EDUCAÇÃO E OBRIGATORIEDADE ESCOLAR: UMA VISÃO A PARTIR DO SÉCULO XIX

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Maynara souza de Souza Melo

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar dados acerca da criação de escolas públicas Brasileira para crianças pobres e negras com uma visão a partir do império, período em que ocorre uma intensa discussão acerca da valorização da população das camadas tidas como inferiores. Para seu desenvolvimento, para tanto foi feita uma pesquisa bibliográfica em que foram utilizadas obras que compuseram a disciplina Educação Brasileira, do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Acre ministrada pela Professora Doutora Elisabeth Miranda de Lima. Destaca-se aqui a necessidade da época em ensinar, civilizar e escolarizar a população da camada inferior além do relativo papel do Estado, dando enfoque nos avanços legais que foram importantes para a ascensão representativa do negro na educação.

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How to Cite
de Souza Melo, M. souza. (2021). A CRIAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA PARA AS CLASSES DESFAVORECIDAS NO BRASIL E O DIREITO A EDUCAÇÃO E OBRIGATORIEDADE ESCOLAR: UMA VISÃO A PARTIR DO SÉCULO XIX. Journal of Black Brazilian Researchers Association, 13(38), 329–344. Retrieved from https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1166
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