DESVANTAGENS EDUCACIONAIS DE MENINOS E DE HOMENS NEGROS NO BRASIL
Main Article Content
Abstract
Meninos e homens negros no Brasil compõem o grupo social com os piores índices educacionais, tanto na educação básica quanto na superior. Esse é o grupo que apresenta as maiores desvantagens educacionais, com maior incidência de irregularidades nas trajetórias escolares, que menos conclui o ensino médio e o ensino superior. Neste texto, o objetivo foi analisar teoricamente esse fenômeno a partir da relação entre a construção da masculinidade negra e a educação. As análises mostraram que a produção e reprodução de uma “imagem de controle” do grupo têm efeito sobre a não associação e não valorização de atividades intelectuais e construção de carreiras acadêmicas longevas, perpetuando essa condição de desvantagem. A aderência a essa masculinidade, forjada a partir da perpetuação de estigmas que os posicionam de maneira inferior quanto ao desenvolvimento da intelectualidade, auxiliaria nesse posicionamento, associando-lhes e impelindo-os a reproduzir configurações de práticas advindas de construções sociais, mas tomadas como naturais.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may lead to productive changes as well as increase impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).