BULLYING RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FIGURA DA MULHER NEGRA NO ACOLHIMENTO DA DOR DA COR DA PELE: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA

Main Article Content

Gisele Pires da Silva
Maria Cristina Schefer

Abstract

Este artigo, excerto de dissertação de mestrado em desenvolvimento, apresenta uma breve revisão bibliográfica sobre o bullying por injúria racial na Educação Básica e o feminismo negro. Para tanto, foi consultada, principalmente, a plataforma de busca Scientific Electronic Library Online (Scielo). Optamos por publicações de mestres e doutores no período dos últimos 10 anos, a fim de mapear tanto as permanências quanto as divergências e/ou inovações nas pesquisas sobre as temáticas. Neste empreendimento investigativo, concluímos que: a) é comum a violência escolar ou o bullying racial na Educação Básica, bem como a negação desses eventos por profissionais da escola; b) o processo de empoderamento negro tem sido garantido pelas mulheres negras.

Article Details

How to Cite
Silva, G. P. da, & Schefer, M. C. (2021). BULLYING RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FIGURA DA MULHER NEGRA NO ACOLHIMENTO DA DOR DA COR DA PELE: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA. Journal of Black Brazilian Researchers Association, 13(35), 387–402. Retrieved from https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/909
Section
Artigos
Author Biography

Maria Cristina Schefer, Profª. Drª. Maria Cristina Schefer- Coordenadora do Grupo de Pesquisas Educação Diversidade Étnico-Racial e Direitos Humanos (GEDERDH/ CNPq)

Doutora em Educação/ UNISINOS (2016); Mestre em Letras e Cultura Regional/ UCS (2008); Especialista em Alfabetização/ UCS (2000); Especialista em Gestão Escolar/ EFICAZ (2014); Graduada em Pedagogia/ UNIJUÍ (1996). Recebeu Menção Honrosa da Capes e Diploma de Mérito pela Fundação Carlos Chagas (2016) pelo desenvolvimento da tese: Na periferia das periferias: o não lugar escolar e a Pedagogia do Destino. Autora do livro: Pedagogia do Destino: um estudo do tipo etnográfico (2017) e organizadora do livro: Ações Afirmativas: o martírio de agora! (2018). Atualmente, atua como Pedagoga no IFRS/ Campus Osório; e como professora Adjunta na Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação- UERGS. Linha III: Diversidade Memória e Inovação; Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação/ UERGS. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) vinculado ao Cnpq; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Educação, Diversidade Étnico-Racial e Direitos Humanos (GEDERDH) vinculado ao Cnpq.