ONDE ESTÃO OS ALUNOS NEGROS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (PR)?
Contenido principal del artículo
Resumen
Essa pesquisa buscou caracterizar os estudantes negros da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para a realização deste trabalho foi utilizado referência bibliográfica para entender melhor as questões raciais e poder escrever sobre elas. Foi utilizada também uma tabela da cor/raça dos alunos matriculados na UEM separado nos cursos em que estão matriculados, organizada pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) desta instituição, com dados adquiridos pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA). Nossa preocupação advém das condições vividas pela população negra no Brasil, desde sua retirada das várias regiões da África para no Brasil serem escravizados até os dias atuais. Esta população tem uma história de exclusão, após anos de trabalho escravo é excluída do acesso a qualquer política pública e sem alguma chance de acesso principalmente à universidade. Concluímos com esta pesquisa que os estudantes negros da UEM, como na maior parte das universidades, estão, em sua maioria, matriculados em cursos nas áreas menos valorizadas pela sociedade, como os cursos de Ciências Humanas, ficando fora, em sua expressiva maioria de cursos como medicina, engenharia e direito.
Detalles del artículo
Déclaration de Droit d'Auteur
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent au magazine le droit de première publication, l'œuvre est simultanément licenciée sur la Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 qu’en permettant le partage d'œuvres avec la reconnaissance de la paternité de texte et de la publication initiale dans cette revue.
- Les auteurs ont autorisation à prendre des contrats supplémentaires séparément, pour la distribution non exclusive de la version du texte publiée dans cette revue (par exemple: publication dans un dépôt institutionnel ou comme chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité du texte et publication initiale dans cette revue.
- Les auteurs ont permission et sont encouragés à publier et distribuer leurs travaux on line (par exemple : dans des dépôts institutionnels ou sur leur page personnelle) à quelque moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi qu’augmenter l’impact et la citation des travaux publiés (voir l'Effet du Libre Accès).