"M'BALA: DESCOLONIZANDO A HISTÓRIA AFRICANA - FILME: EM NOME DE CRISTO
Contenido principal del artículo
Resumen
O cinema é a sétima arte e a arte de estimular o imaginário, através dele na ficção, projeção de imagens e sons, busca-se entretenimento. No entanto, os cineastas africanos buscam, com a cinematografia, denunciar as manobras utilizadas para desumanizar as populações africanas e dessa forma promovem a descolonialidade do conhecimento e do saber no que tange ao continente africano. Ainda mais, trabalhar com a memória coletiva no sentido de desaliená-la de uma história africana narrada na ótica ocidental. São criativos porque explicitam as condições desumanas que a África foi tratada com gêneros que transitam pela comédia, e também pelo drama, musicais e romances ao quais não serão tratados aqui. Não é comum utilizar imagens em resenhas, mas essas têm a finalidade de tornar conhecida não apenas a obra, mas o cineasta. Iniciarei descrevendo brevemente a biografia do autor, seguindo para a narrativa do filme Em Nome de Deus e a proposta de debate tangível à contradição entre a religiosidade africana e a exógena. A segunda, desestruturando de forma nefasta as populações africanas, no caso do filme, o charlatanismo, o fanatismo e o poder.
Detalles del artículo
Déclaration de Droit d'Auteur
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent au magazine le droit de première publication, l'œuvre est simultanément licenciée sur la Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 qu’en permettant le partage d'œuvres avec la reconnaissance de la paternité de texte et de la publication initiale dans cette revue.
- Les auteurs ont autorisation à prendre des contrats supplémentaires séparément, pour la distribution non exclusive de la version du texte publiée dans cette revue (par exemple: publication dans un dépôt institutionnel ou comme chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité du texte et publication initiale dans cette revue.
- Les auteurs ont permission et sont encouragés à publier et distribuer leurs travaux on line (par exemple : dans des dépôts institutionnels ou sur leur page personnelle) à quelque moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi qu’augmenter l’impact et la citation des travaux publiés (voir l'Effet du Libre Accès).