QUINTAIS NEGROS URBANOS COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA CULTURAL NO INTERIOR PAULISTA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo analisa a estruturação das relações socioespaciais dos indivíduos negros frente aos enfrentamentos no espaço urbano desde o pós-abolição e, à vista disso, os significados agregados ao quintal e demais espaços de identidade por eles mantidos. Reconhecida sua importância como representação material e imaterial do posicionamento da população negra, esses espaços se configuram como rede de sociabilidades, permitindo às famílias a reformulação de sua organização, a transmissão de suas tradições e a preservação de suas culturas. Dialogando com os trabalhos de Oliveira (2018), Sodré (2019) e Cunha Júnior (2019), discute-se, aqui, a memória afrodiaspórica nesses territórios a partir das trajetórias de famílias negras nos municípios de São Carlos, Araraquara e Santa Bárbara d’Oeste, considerando a cidade enquanto espaço vivo e grafado pela agência (cri)ativa dos povos de matriz africana.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).