CANTORIAS E DANÇAS PELAS RUAS DO RIO OITOCENTISTA: A MEMÓRIA SOCIAL DO LAZER DOS ESCRAVIZADOS URBANOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desse artigo é investigar a memória social da forma como os escravizados urbanos ocupavam as ruas do Rio de Janeiro, no século XIX. A partir de uma análise iconográfica da pintura “Cena de Carnaval”, de Jean Baptiste Debret, solicitamos aos 198 participantes da pesquisa que intitulassem a imagem que estavam vendo. Utilizando a Teoria da Memória Social como referencial teórico, constatamos uma grande dificuldade dos participantes em entender que a obra retratava uma situação festiva, sendo que somente 20% dos respondentes interpretaram de maneira. Mais de 45% dos estudantes não criou um título e os outros participantes compreenderam que a obra representava uma cena de violência, roubo, trabalho e o desejo de se tornar negro.
Detalhes do artigo
Como Citar
Freire Vaz, C., & Vieiralves de Castro, R. (2025). CANTORIAS E DANÇAS PELAS RUAS DO RIO OITOCENTISTA:: A MEMÓRIA SOCIAL DO LAZER DOS ESCRAVIZADOS URBANOS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(44). Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1870
Seção
Artigos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).