CANTORIAS E DANÇAS PELAS RUAS DO RIO OITOCENTISTA: A MEMÓRIA SOCIAL DO LAZER DOS ESCRAVIZADOS URBANOS

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Claudia Freire Vaz
Ricardo Vieiralves

Resumo

O objetivo desse artigo é investigar a memória social da forma como os escravizados urbanos ocupavam as ruas do Rio de Janeiro, no século XIX. A partir de uma análise iconográfica da pintura “Cena de Carnaval”, de Jean Baptiste Debret, solicitamos aos 198 participantes da pesquisa que intitulassem a imagem que estavam vendo. Utilizando a Teoria da Memória Social como referencial teórico, constatamos uma grande dificuldade dos participantes em entender que a obra retratava uma situação festiva, sendo que somente 20% dos respondentes interpretaram de maneira. Mais de 45% dos estudantes não criou um título e os outros participantes compreenderam que a obra representava uma cena de violência, roubo, trabalho e o desejo de se tornar negro.


 

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Como Citar
Freire Vaz, C., & Vieiralves de Castro, R. (2025). CANTORIAS E DANÇAS PELAS RUAS DO RIO OITOCENTISTA:: A MEMÓRIA SOCIAL DO LAZER DOS ESCRAVIZADOS URBANOS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(44). Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1870
Seção
Artigos