MOVIMENTO BLACK E A CONTRACULTURA NEGRA NO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO NOS ANOS DE 1970
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo revisita brevemente a história da consolidação do movimento black nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo durante os anos de 1970, época da ditadura militar no Brasil. O objetivo é investigar a repressão sistêmica enfrentada pelo movimento nesse período. Utilizando revisão bibliográfica em trabalhos que fizeram análise de documentos e fontes orais, revelou-se que o movimento foi alvo de investigações militares, resultando em repressão aos frequentadores dos bailes. A análise de diversas fontes, incluindo reportagens e fotografias, indica que a ditadura militar promoveu processos de criminalização contra os blacks, reforçando o caráter racista do regime.
Detalhes do artigo
Como Citar
Westrup, C., Araújo Chersoni, F. de, & Lima , F. da S. (2025). MOVIMENTO BLACK E A CONTRACULTURA NEGRA NO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO NOS ANOS DE 1970. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(44). Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1872
Seção
Artigos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).