“ONDE ESTÃO AS TREINADORAS ESPORTIVAS NEGRAS?” A EXPERIÊNCIA DE UMA TREINADORA NEGRA NO PROJETO FUTSAL FEMINISTA

Conteúdo do artigo principal

Amanda Borges da Costa
Martina Gonçalves Burch da Costa
Karoline Hachler Ricardo
Ândrea Tragino Plotegher
Guy Ginciene

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar e discutir a experiência de uma treinadora negra no projeto de extensão Futsal Feminista de uma universidade federal brasileira. O estudo trata-se de uma narrativa autobiográfica, cuja fonte de produção das informações são os registros, em diário de campo, da primeira autora, sobre a sua experiência como treinadora de futsal no projeto. As análises e discussões são realizadas em diálogo com o aporte teórico do feminismo negro, a partir de quatro categorias: (1) Meu lugar de fala: entre o passado e o presente; (2) Escrevivências: a minha história, deixa que eu narro; (3) Processos de autodefinição: reconhecendo minha negritude e (4) Se tornar treinadora no Projeto Futsal Feminista: narrativas de uma mulher negra. Este estudo possibilitou a compreensão da indispensabilidade de uma análise que considere a interseccionalidade dos marcadores sociais das diferenças de raça, gênero e classe.

Detalhes do artigo

Como Citar
Borges da Costa, A., Gonçalves Burch da Costa, M., Hachler Ricardo, K., Tragino Plotegher, Ândrea, & Ginciene, G. (2025). “ONDE ESTÃO AS TREINADORAS ESPORTIVAS NEGRAS?”: A EXPERIÊNCIA DE UMA TREINADORA NEGRA NO PROJETO FUTSAL FEMINISTA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(44). Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1999
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Amanda Borges da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Graduanda

Graduanda em Educação Física Bacharelado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Martina Gonçalves Burch da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Doutoranda

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS).

Karoline Hachler Ricardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Mestranda

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS).

Ândrea Tragino Plotegher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Doutoranda

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS).

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Professor Doutor

Professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID/UFRGS. Coordenador do Laboratório de Estudos Multidisciplinares em Esporte (LEME). Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Mestre e Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP Rio Claro/SP.