“ONDE ESTÃO AS TREINADORAS ESPORTIVAS NEGRAS?” A EXPERIÊNCIA DE UMA TREINADORA NEGRA NO PROJETO FUTSAL FEMINISTA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem o objetivo de analisar e discutir a experiência de uma treinadora negra no projeto de extensão Futsal Feminista de uma universidade federal brasileira. O estudo trata-se de uma narrativa autobiográfica, cuja fonte de produção das informações são os registros, em diário de campo, da primeira autora, sobre a sua experiência como treinadora de futsal no projeto. As análises e discussões são realizadas em diálogo com o aporte teórico do feminismo negro, a partir de quatro categorias: (1) Meu lugar de fala: entre o passado e o presente; (2) Escrevivências: a minha história, deixa que eu narro; (3) Processos de autodefinição: reconhecendo minha negritude e (4) Se tornar treinadora no Projeto Futsal Feminista: narrativas de uma mulher negra. Este estudo possibilitou a compreensão da indispensabilidade de uma análise que considere a interseccionalidade dos marcadores sociais das diferenças de raça, gênero e classe.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).