“O QUE EU TRAGO NESSE BALAIO VALE MUITO MAIS QUE TODO O OURO DO MUNDO” NOTAS SOBRE O RECONHECIMENTO DAS REFERÊNCIAS CULTURAIS AFRO-BRASILEIRA COMO PATRIMÔNIO

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Resumo

Buscamos neste trabalho apresentar algumas notas reflexivas sobre o reconhecimento das principais referências culturais de matriz africana como patrimônio cultural brasileiro, entre as quais o samba, a capoeira e os terreiros de candomblé, mais conhecidas e abrangentes nacionalmente. Para tanto, partimos do princípio metodológico do fazer sociológico enquanto conhecimento socialmente situado e relacionado com o nosso estar no mundo e com as nossas experiências vivenciadas, mediante estudos onde assumimos posicionamento político e ideológico com dimensões pedagógicas adotando abordagens inter/multi/transdisciplinar que priorizam o legado africano como precondição na construção identitária da cultura negra brasileira, centrada em seus elementos essenciais (memórias, ancestralidades e oralidades), com foco na sua preservação, afirmação e valorização, a partir do protagonismo de seus sujeitos, na perspectiva de uma educação antirracista.

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Como Citar
Oliveira, O. F. (2025). “O QUE EU TRAGO NESSE BALAIO VALE MUITO MAIS QUE TODO O OURO DO MUNDO” : NOTAS SOBRE O RECONHECIMENTO DAS REFERÊNCIAS CULTURAIS AFRO-BRASILEIRA COMO PATRIMÔNIO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(44). Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/2059
Seção
Artigos