A IMPRENSA NEGRA NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM SÃO PAULO: UMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivamos, neste trabalho, abordar parte da Imprensa Negra no início do século XX em São Paulo, destacando sua importância no contexto pós-abolição e sua relevância como documento linguístico historiográfico na atualidade. Para tanto, selecionamos um exemplar do jornal O Menelick e o analisamos a partir dos princípios teóricos da Historiografia Linguística. De acordo com nossa análise, o jornal apresenta a escrita do início do século XX que, embora se aproxime das regras atuais, caracteriza-se por particularidades de uma língua portuguesa influenciada pelo contexto da época, sendo uma fonte de pesquisa linguística. Além disso, O Menelick encontra-se em um contexto histórico do Brasil, recém saído de fatos determinantes em sua história, entre eles, a abolição da escravatura e a inserção do negro na sociedade, estabelecendo-se como voz do povo negro em meio a uma sociedade marcada pelo racismo.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).