REDE GLOBO E TV BRASIL: DIFERENTES DISCURSOS SOBRE O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho reflete sobre os diferentes enfoques da TV Brasil e Rede Globo na cobertura da Semana da Consciência Negra de 2009. A partir da análise da programação, buscamos visualizar como a emissora privada e a pública atuaram na cobertura da questão racial, especificamente, na data mais importante para o Movimento Social Negro, o dia 20 de novembro. Data construída por esse movimento em homenagem ao herói negro Zumbi dos Palmares, que simboliza a luta dos negros por igualdade de direito e de fato na sociedade brasileira. Enquanto a TV Brasil dedicou parte significativa da sua programação, entre 14 e 21 de novembro, a temas que abordavam diversos aspectos sobre a população negra e sua participação na sociedade brasileira, a Rede Globo, ao contrário, exibiu apenas em dois programas temas relacionados à data.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).