A CONSTRUÇÃO DO 20 DE NOVEMBRO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo discute o uso subversivo da imprensa como instância de legitimação de contradiscursos. Como principal espaço de visibilidade na sociedade contemporânea, a imprensa exerce o papel de sustentar e reforçar os discursos hegemônicos. No entanto, a lógica mercantilista, em sua busca por novidades, abre espaços para outros discursos. Essa estratégia foi utilizada pelo Grupo Palmares de Porto Alegre para nacionalizar a proposta de 20 de Novembro, como Dia da Consciência Negra.
Detalhes do artigo
Como Citar
Campos, D. M. C. de. (2011). A CONSTRUÇÃO DO 20 DE NOVEMBRO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 2(4), 65–79. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/321
Seção
Dossiê Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).