ESTUDOS DA LINGUAGEM E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nas últimas décadas, diferentes modos de análise de discurso têm se apresentado às ciências sociais e aos estudos da linguagem como possibilidade teórica e metodológica de se gerar entendimentos sobre instituições, grupos sociais e identidades sociais. O presente artigo objetiva refletir acerca das contribuições que tais estudos vêm oferecendo para a compreensão de questões contemporâneas, propondo, ainda, alguns caminhos a partir dos quais especificamente as questões étnico-raciais podem ser compreendidas em uma empreitada discursiva de pesquisa. Para tal, revisaremos especificamente a análise do discurso enunciativa (Rocha e Deusdará, 2006; Rocha, 2006), a análise crítica do discurso (Fairclough, 1999; 2001; van Dijk, 2008) e a sociolinguística interacional, com seus desdobramentos nas abordagens intercultural (Gumperz, 1982), dos estigmas sociais (Goffman, 1988) e da análise de narrativa (Bastos, 2008; Bastos e Biar, 2015). O enfoque desta revisão recai sobre os diferentes pressupostos teóricos, caminhos metodológicos, potenciais e limitações de análise das abordagens.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).