OLHAR INCONSCIENTE DO CORPO: RAÇA E DISCRIMINAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE JOVENS NEGROS
Main Article Content
Abstract
A partir do debate histórico sobre raça, a cotejar dois principais estudos da influência do racismo sistêmico (Clark; Clark, 1947), (Roth, 2012), pretende-se apresentar, com interface na psicologia social e antropologia, os resultados de um estudo de caso voltado para compreender a percepção racial, autoimagem e discriminação de um grupo de 14 jovens negros de duas escolas públicas, localizadas nas zonas leste e sudeste da cidade de Teresina, capital do Piauí. Trata-se de um estudo de campo na perspectiva dos estudos culturais e pós-coloniais, de cunho qualitativo, de tipo descritivo. Constatou-se que a percepção racial desses jovens se vincula às abordagens policiais, enquanto a autoimagem deles é associada aos binômios raça e crime, raça e consumo, raça e representatividade, raça e classe, raça e estética, raça e afeto, raça e escravidão. Notou-se o uso recorrente de termos como: olhar, ver, enxergar e lutar. Esses termos foram tomados enquanto percepções dos dispositivos de memória e da linguagem, do pensamento e das emoções, em ação nos hábitos gesticulados e nas palavras utilizadas por esses jovens.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may lead to productive changes as well as increase impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).