R.A.P. ENSINA: AS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS DO MOVIMENTO HIP-HOP
Main Article Content
Abstract
O artigo discorrerá a respeito dos processos educativos que permeiam as práticas do movimento Hip Hop, mais especificamente do rap. O foco aqui será o trabalho desenvolvido pelo coletivo de rap Família M.L.K. e por um músico/rapper que desenvolve projetos sociais com adolescentes afrodescendentes em espaços não escolares, como em organizações não governamentais, centros comunitários, etc. sempre utilizando linguagem musical. Este trabalho está centrado na linha de pesquisa Educação e Movimentos Sociais. Neste sentido compreendemos o movimento Hip Hop na perspectiva de um movimento social produzido por jovens de periferia, em maioria afrodescendentes, que buscam o protagonismo social através das expressões artísticas da dança, artes visuais, discotecagem e especialmente através do gênero musical rap.
Article Details
Copyright Statement
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may lead to productive changes as well as increase impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).