R.A.P. ENSINA: AS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS DO MOVIMENTO HIP-HOP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo discorrerá a respeito dos processos educativos que permeiam as práticas do movimento Hip Hop, mais especificamente do rap. O foco aqui será o trabalho desenvolvido pelo coletivo de rap Família M.L.K. e por um músico/rapper que desenvolve projetos sociais com adolescentes afrodescendentes em espaços não escolares, como em organizações não governamentais, centros comunitários, etc. sempre utilizando linguagem musical. Este trabalho está centrado na linha de pesquisa Educação e Movimentos Sociais. Neste sentido compreendemos o movimento Hip Hop na perspectiva de um movimento social produzido por jovens de periferia, em maioria afrodescendentes, que buscam o protagonismo social através das expressões artísticas da dança, artes visuais, discotecagem e especialmente através do gênero musical rap.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).