UMA FÁBRICA DE SONHOS E ILUSÕES: UM ESTUDO SOBRE A MÍDIA E O RACISMO NA EDUCAÇÃO
Main Article Content
Abstract
Com o objetivo de identificar como os discursos conduzidos pela mídia impressa, em especial as histórias em quadrinhos – HQs – são assimilados pelas crianças e que efeitos produzem na sua construção identitária, foi feita uma pesquisa de campo com base na análise das revistas da Turma da Mônica, Ronaldinho Gaúcho, Turma da Mônica Jovem e Luana e sua Turma, tentando apontar uma possível leitura através da observação do arranjo sígnico de como se constrói a identidade dos personagens e as suas contribuições no processo de construção identitária dos alunos. A pesquisa acaba por revelar que, embora as narrativas quadranizadas sejam utilizadas frequentemente em sala de aula como instrumentos de ação pedagógica, as mesmas são organismos perpetuadores de estereótipos e preconceitos raciais contra afrodescendentes. Pode-se perceber que a má utilização desses instrumentos em sala de aula pode repercutir de maneira negativa na construção identitária dos alunos. No entanto, o presente artigo chama-nos a atenção para uma análise crítica desses dispositivos pedagógicos frequentemente utilizados em sala de aula.
Article Details
Copyright Statement
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may lead to productive changes as well as increase impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).