UMA FÁBRICA DE SONHOS E ILUSÕES: UM ESTUDO SOBRE A MÍDIA E O RACISMO NA EDUCAÇÃO
Contenu principal de l'article
Résumé
Com o objetivo de identificar como os discursos conduzidos pela mídia impressa, em especial as histórias em quadrinhos – HQs – são assimilados pelas crianças e que efeitos produzem na sua construção identitária, foi feita uma pesquisa de campo com base na análise das revistas da Turma da Mônica, Ronaldinho Gaúcho, Turma da Mônica Jovem e Luana e sua Turma, tentando apontar uma possível leitura através da observação do arranjo sígnico de como se constrói a identidade dos personagens e as suas contribuições no processo de construção identitária dos alunos. A pesquisa acaba por revelar que, embora as narrativas quadranizadas sejam utilizadas frequentemente em sala de aula como instrumentos de ação pedagógica, as mesmas são organismos perpetuadores de estereótipos e preconceitos raciais contra afrodescendentes. Pode-se perceber que a má utilização desses instrumentos em sala de aula pode repercutir de maneira negativa na construção identitária dos alunos. No entanto, o presente artigo chama-nos a atenção para uma análise crítica desses dispositivos pedagógicos frequentemente utilizados em sala de aula.
Renseignements sur l'article
Declaración de Derecho Autoral
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License CC-BY 0 que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede conducir a cambios productivos y a aumentar impacto y cita del trabajo publicado (Vera El Efecto del Acceso Libre).