JOURNAUX SUR L'HISTOIRE DE PARAÍBA COMME ÉLÉMENT DE CONSTRUCTION D'UN PROGRAMME ANTIRACISTE

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Alba Cleide Calado Wanderley
Andrea Maria da Silva Lima

Résumé

L'article désigne les journaux imprimés comme une ressource méthodologique dans l'enseignement de l'histoire de Paraíba, visant un programme antiraciste dans la perspective des études culturelles à partir de la lecture d'images et de journalistes thématiques de Paraíba. Les résultats de la recherche montrent l'invisibilité de la population noire dans les colonnes sociales, politiques et économiques des journaux imprimés. En ce sens, l'ouvrage propose un regard sensible sur le processus qui concerne les sujets, qui commencent à avoir une autre connotation didactique. De cette manière, les enseignants, dans la perspective afrocentrique, problématisent, révèlent et valorisent le rôle de la population noire à travers l'identité, l'ascendance, la mémoire, le phénotype, la langue, entre autres. Par conséquent, l'invisibilité de l'histoire non révélée ou omise dans les journaux imprimés de Paraiba est re-signifiée.


 


 

Renseignements sur l'article

Comment citer
Wanderley, A. C. C., & Lima, A. M. da S. (2021). JOURNAUX SUR L’HISTOIRE DE PARAÍBA COMME ÉLÉMENT DE CONSTRUCTION D’UN PROGRAMME ANTIRACISTE. Magazine De l’Association Brésilienne Des Chercheurs(ses) Noirs(es), 13(36), 259–283. Consulté à l’adresse https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1225
Rubrique
Dossiê Temático
Bibliographies de l'auteur-e

Alba Cleide Calado Wanderley, Universidade Federal da Paraiba

Possui graduação em Licenciatura em História (2000), Mestrado em Educação (2004) e Doutorado em Educação (2009) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professora do Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação da UFPB. Tem experiência na área de História e Sociologia, atuando principalmente em estudos, projetos de extensão e de pesquisas sobre as questões das relações étnico-raciais na educação, identidade, irmandades, etnografia, Ensino de História, Literatura infantil-afro-brasileira e Movimentos Sociais Negros. Membro da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros). Coordenadora do grupo de estudos GEINCOS e da Brinquedoteca do Centro de Educação, UFPB.

Andrea Maria da Silva Lima, Universidade Federal da Paraiba

  • Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2020), Campus I, UFPB - João Pessoa. Possui experiência na área da educação através da iniciação à docência como monitora em Sociologia da Educação I e II - PIBID|PRG|UFPB (2019-2020), assim como participou de atividades na extensão universitária - PROBEX|PRAC|UFPB (2017 - 2018), em projetos com temáticas relacionadas a etnia e identidade. Bolsista e voluntária de projetos de Iniciação Científica -PIBIC/PIVIC|CNPq/UFPB (2016-2018), com trabalhos na área da produção do conhecimento que problematiza as relações étnico-raciais. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente participa do Grupo de Estudos Formando Competências, Construindo Saberes e Formando Cientistas (GEINCOS), linha de pesquisa Estudos Culturais e Educação.