MULHERES E ABOLIÇÃO: PROTAGONISMO E AÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o protagonismo feminino durante a campanha abolicionista na segunda metade do século XIX, em algumas províncias brasileiras, através das sociedades, clubes e associações abolicionistas. Embora a historiografia remeta aos homens o mérito pelo sucesso do movimento abolicionista, neste trabalho, procura-se mostrar que inúmeras mulheres também agiram em prol dos cativos. As senhoras abolicionistas como eram conhecidas, escreveram jornais, organizaram clubes e sociedades abolicionistas exclusivamente femininos, participaram em conjuntos com homens em sociedades e clubes mistos, libertaram escravos, mostrando um protagonismo até então pouco difundido na historiografia brasileira.
Detalhes do artigo
Como Citar
Silva, W. B., & Barreto, M. R. N. (2014). MULHERES E ABOLIÇÃO: PROTAGONISMO E AÇÃO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 6(14), 50–62. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/129
Edição
Seção
Dossiê Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).