TRANSFORMAÇÕES EM CURSO: A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA EM RELAÇÃO ÀS MULHERES PRETAS E A VISÃO DAS MULHERES PRETAS SOBRE A PSICOLOGIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo aborda a escassez de produções acadêmicas sobre psicólogas pretas no Brasil, examinando os resultados de buscas em bases de dados. O referencial teórico-metodológico parte das teorias interseccionais pretas. Além disso, são apresentados relatos de psicólogas pretas pioneiras, ressaltando suas trajetórias e as dificuldades enfrentadas. A pesquisa revela a ausência de estudos que tratem da experiência das psicólogas pretas e discutam o tema do racismo na profissão. O texto também busca enfatizar a importância de valorizar as vozes e experiências das mulheres pretas na Psicologia e propõe romper com narrativas que desumanizam e coisificam o povo negro, apontando a urgência de uma Psicologia antirracista, comprometida em enfrentar as desigualdades raciais presentes na sociedade brasileira.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).