Experiências Educativas no Quilombo Da Mocambo: Escritas de Mulheres Afro-Gaúchas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: Objetiva-se analisar escritas de mulheres negras quilombolas da cidade de Porto Alegre, notadamente do Quilombo da MOCAMBO, espaço de preservação de memórias da diáspora africana em Porto Alegre/RS, como repercussão de pesquisa realizada no Mestrado em Educação. O resultado da análise está na comprovação do Quilombo como local de experiências educativas singulares, expressas nas estratégias quilombolas de elaboração e compartilhamento de expressões linguísticas comunitaristas como “Mocambo” e “Arredores”. Os referenciais analíticos estão no projeto da Educação das Relações Étnico-Raciais, na Interculturalidade e nos aportes do pensamento-ação de mulheres negras. Utiliza-se a escrita de cartas das lideranças femininas de distintas gerações, marcadas pelo afeto e coletividade.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).