FEMME, NOIRE, POÈTE ET RÉSILIENTE: UNE ANALYSE DU DISCOURS DES FEMMES QUI EXPRIMENT LEURS VULNÉRABILITÉS DANS LE SLAM POETRY UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE MULHERES QUE EXPRESSAM SUAS VULNERABILIDADES NO SLAM POETRY.

Contenu principal de l'article

Maria Helena Santos de Sant'Ana
Vanessa de Oliveira Alves
Thiago Vinicius Monteleone Lira
Sandra Regina Mota Ortiz

Résumé

Cet article avait pour objectif d'évaluer comment le Slam Poetry peut être utilisé par les femmes noires pour exprimer leurs vulnérabilités en utilisant la poésie comme renforcement, en employant une méthode d'étude de cas basée sur des entretiens semi-structurés et en utilisant la théorie de l'Analyse du Comportement et de la Psychologie Sociale comme outils d'analyse. Les résultats ont été classés en trois catégories: le paradoxe de la femme noire; la poésie comme instrument de renforcement; le Slam Poetry comme environnement transformateur. À travers ce travail, il a été possible d'observer la force de tels groupes, car ce sont des endroits remplis de stimuli de renforcement. Cependant, une plus grande visibilité et une approche plus scientifique de ces espaces sont nécessaires pour explorer plus en profondeur l'importance de tels groupes non seulement pour les minorités, mais aussi pour la société.


 

Renseignements sur l'article

Comment citer
Santos de Sant’Ana, M. H., de Oliveira Alves , V., Monteleone Lira , T. V., & Mota Ortiz, S. R. (2025). FEMME, NOIRE, POÈTE ET RÉSILIENTE: UNE ANALYSE DU DISCOURS DES FEMMES QUI EXPRIMENT LEURS VULNÉRABILITÉS DANS LE SLAM POETRY: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE MULHERES QUE EXPRESSAM SUAS VULNERABILIDADES NO SLAM POETRY. Magazine De l’Association Brésilienne Des Chercheurs(ses) Noirs(es), 16(44). Consulté à l’adresse https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1852
Rubrique
Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Maria Helena Santos de Sant'Ana, Universidade São Judas

Psicóloga (CRP:06/191620) Graduada pela Universidade São Judas. Procuro em toda a minha trajetória, explorar o potencial do desenvolvimento humano, buscando fomentar uma cultura aprendizagem continua e diversidade inclusão, criando espaços onde as pessoas possam ser elas mesmas na sua melhor versão. Atualmente tem sua prática profissional voltada para atendimentos psicoterapêuticos com foco em populações vitimas de violências estruturais

Vanessa de Oliveira Alves , Universidade São Judas

Vanessa de Oliveira Alves: "Psicóloga (CRP 06/188242) formada pela Universidade São Judas Tadeu em 2022, especialista em Neuropsicologia (USJT) e Mestranda em Ciências do Envelhecimento (USJT). Experiência como Bolsista de Extensão no Programa 'Núcleo de Trabalhabilidade Sênior de São Paulo', com ênfase no suporte educacional a idosos. Participação em projetos de extensão, incluindo 'Cuidando de quem cuida' e 'Ciências do Envelhecimento nas mídias sociais', além de cursos em saúde mental, neurociência e violência de gênero. Aprofundamento profissional por meio de cursos livres abrangendo temas especializados em Psicologia, como psicodiagnóstico, transtornos de ansiedade e terapia cognitivo-comportamental."

Thiago Vinicius Monteleone Lira , Universidade São Judas

Thiago Vinicius Monteleone Lira: "Possui graduação em Psicologia (2013 - Universidade São Judas Tadeu), Aprimoramento em Terapia Comportamental (2014- Universidade São Judas Tadeu), Especialização em Terapia Analítico Comportamental (2017 - Universidade de São Paulo) e Mestrado em Ciências do Envelhecimento (2015 - Universidade São Judas Tadeu). É Coordenador do Curso de Psicologia, além de professor, orientador e supervisor no mesmo curso na Universidade São Judas Tadeu; e terapeuta em Comportar - Psicologia. Tem experiência em Clínica Analítico-Comportamental e Acompanhamento Terapêutico, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Aplicada do Comportamento; Prática Baseada em Evidências em Psicologia; e Envelhecimento Humano."

Sandra Regina Mota Ortiz, Universidade São Judas

Sandra Regina Mota Ortiz: "Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Fisiologia Humana, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2001). Possui Pós Doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, onde atuou no Departamento de Fisiologia e Biofísica de 2002 a 2004 e no Departamento de Anatomia de 2004 a 2009; tendo trabalhado com o estudo morfológico e funcional da matéria cinzenta periaquedutal na modulação de comportamentos motivados, em particular, comportamentos de defesa, predatório e maternal. Trabalhou como professora dos cursos de Graduação em Medicina, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem e Ciências Biológicas, na Universidade Cidade de São Paulo de 2009 a 2016, coordenando também o Laboratório Bases Neurais do Comportamento no Núcleo de Pesquisa em Neurociência (NUPEN). Atuou como professora do Curso de Medicina da Faculdade das Américas, entre 2016 e 2017, onde também atuou como Coordenadora de Pesquisa e Pós Graduação. Atuou como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde no IAMSPE entre 2014 e 2021. Atua como professora titular do Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 2014, onde também, está como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação do Ensino Superior em Saúde, desde 2018. Capacita professores universitários em cursos de Medicina em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem em Especial na Aprendizagem Baseada em Problemas o PBL, na Aprendizagem em Baseada em Equipes - TBL e na Problematização. Atua na Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu, como professora permanente do Mestrado em Ciências do Envelhecimento, desde 2019 e, como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, desde 2021, além de participar do Comitê de Iniciação Científica desde 2018 e do Comitê de Experimentação e Uso de Animais (CEUA), desde 2022. Na Universidade São Judas Tadeu esteve à frente da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu de 2018 à 2021. Atuou como responsável pela Gerência Nacional de Pesquisa da Ânima Educação de 2021 à 2022, sendo responsável pelo desenvolvimento das políticas de pesquisa de 17 instituições de ensino superior no Brasil, dentre elas a Universidade São Judas.Tem experiência na área de Fisiologia Humana, com ênfase em Neurofisiologia, Neurociências e Comportamento."