UM OFÍCIO DE FÉ E CORAGEM: A ATUAÇÃO DAS PARTEIRAS TRADICIONAIS NA VILA DE JOANA PERES, BAIÃO, PARÁ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apesar da marginalização sofrida a partir do século XIX, no Brasil, as parteiras desempenham papéis fundamentais nas comunidades tradicionais da Amazônia. Neste artigo, baseado em pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas realizadas em 2022 e 2023 na comunidade quilombola Vila de Joana Peres, em Baião (PA), busca-se dar visibilidade às trajetórias e contribuições de duas parteiras para a vida comunitária. Evidencia-se que, fazendo muito mais que partos, essas mulheres executam um ofício inspirado na solidariedade e fundamentado em refinados conhecimentos tradicionais. Dessa maneira, mantêm vivas culturas locais resistentes ao tempo e ao sistema excludente e racista, responsável pela desqualificação de diversas práticas ancestrais relativas à saúde humana.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).