O PLANO DE GESTÃO E USOS DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS E A PEDAGOGIA CRIOULA

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Márcia Jucilene do Nascimento

Resumo

Este artigo tem como finalidade descrever como aconteceu, como também, apresentar alguns resultados sobre uma pesquisa realizada pela Associação Quilombola de Conceição das Crioulas – AQCC, no ano de 2011, com o objetivo de subsidiar a elaboração do Plano de Gestão do Território da referida comunidade. Essa pesquisa teve como espaço de articulação, as escolas quilombolas e parte do público pesquisado foram os estudantes de todas as modalidades oferecidas no quilombo, ou seja, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Foram consultadas também lideranças, representantes de associações de agricultores(as), pessoas adultas e idosas. Foram formados diversos grupos, e para cada um deles foi planejada e utilizada uma metodologia de acordo com cada faixa etária. A análise do que expressou cada grupo pesquisado, resultou em importante contribuição para um plano territorial com um olhar no passado, no presente e também no que poderá ser o futuro, em termos de utilidade da terra, cuidados, e preservação da Natureza. O fortalecimento de uma ancestralidade centrada no pertencimento étnico, na tradições culturais e modos de vida, vividos a partir do uso da terra, também foram questões observadas nos relatos orais, e em atividades escritas, através dos desenhos das crianças, etc.

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Como Citar
Jucilene do Nascimento, M. (2025). O PLANO DE GESTÃO E USOS DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS E A PEDAGOGIA CRIOULA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 285–281. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1970
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS