O PLANO DE GESTÃO E USOS DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS E A PEDAGOGIA CRIOULA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como finalidade descrever como aconteceu, como também, apresentar alguns resultados sobre uma pesquisa realizada pela Associação Quilombola de Conceição das Crioulas – AQCC, no ano de 2011, com o objetivo de subsidiar a elaboração do Plano de Gestão do Território da referida comunidade. Essa pesquisa teve como espaço de articulação, as escolas quilombolas e parte do público pesquisado foram os estudantes de todas as modalidades oferecidas no quilombo, ou seja, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Foram consultadas também lideranças, representantes de associações de agricultores(as), pessoas adultas e idosas. Foram formados diversos grupos, e para cada um deles foi planejada e utilizada uma metodologia de acordo com cada faixa etária. A análise do que expressou cada grupo pesquisado, resultou em importante contribuição para um plano territorial com um olhar no passado, no presente e também no que poderá ser o futuro, em termos de utilidade da terra, cuidados, e preservação da Natureza. O fortalecimento de uma ancestralidade centrada no pertencimento étnico, na tradições culturais e modos de vida, vividos a partir do uso da terra, também foram questões observadas nos relatos orais, e em atividades escritas, através dos desenhos das crianças, etc.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).