O DESENVOLVIMENTO SOCIORRACIAL EM BELÉM DO PARÁ: O PAPEL DO NEGRO NA PRODUÇÃO DOS BAIRROS DA SACRAMENTA E DO BARREIRO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo analisa as implicações das relações raciais na configuração do espaço metropolitano de Belém do Pará, especificamente nos bairros periféricos da Sacramenta e do Barreiro. Objetivando compreender a implicação da raça no processo de desenvolvimento social, espacial e econômico dos bairros em questão. Como percurso metodológico, realizou-se levantamento bibliográfico e documental, coleta e análise de dados secundários, trabalho de campo com aplicação de questionários e levantamento fotográfico, produção de mapas, tabelas e gráficos. Constatou-se que os aspectos raciais são marcantes no espaço urbano e nos sujeitos de Belém, colocando as pessoas negras e pardas em posições desprivilegiadas e apartadas na metrópole, no que se refere a habitação e ao trabalho. Cria-se e se reforça estigmas negativos e estereótipos sociorraciais referente as populações que residem na Sacramenta e no Barreiro mesmo após os bairros terem sido reestruturados e incorporando serviços relevantes no desenvolvimento da metropolização do espaço.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).