RESGATANDO ANCESTRALIDADES: A AFRODESCENDÊNCIA SEGUNDO FRANCIS BOAKARI
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O livro “Afrodescência” do professor doutor Francis Musa Boakari, natural de Serra Leoa, África, foi lançado pela Editorial Casa em 2023 . A obra é uma coletânea que discute temas como identidade, racismo estrutural, resistência afrodescendente e outros aspectos relevantes da experiência e história dos afrodescendentes no Brasil. O autor do livro oferece uma análise crítica da afirmação da identidade afrodescendente, abordando não apenas as marcas da escravidão e do racismo estrutural, mas também as formas de resistência cultural e as políticas necessárias para combater a exclusão social. Boakari propõe, assim, uma nova visão sobre o afrodescendente, um sujeito que não é definido apenas pela sua origem africana, mas pela sua luta constante para reconstruir e afirmar sua identidade, cultura e história.A leitura deste livro é urgente para os dias atuais, pois é uma obra rica e profunda que contribui significativamente para o debate sobre racismo, identidade e cultura negra no Brasil
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).