A PLURALIDADE DO ESPAÇO RURAL DE GUARAPUAVA (PR): A CONTRIBUIÇÃO DO POVO NEGRO E O COTIDIANO DAS FAMÍLIAS DO QUILOMBO “INVERNADA PAIOL DE TELHA”
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A população brasileira é formada por uma grande diversidade étnico-cultural. Estudos étnicos são importantes para que se possa conhecer o contexto de miscigenação da sociedade brasileira e eliminar de vez, qualquer forma de preconceito. Guarapuava, assim como vários outros municípios, pode ser considerado um lugar de encontros plurais, ou seja, diversas trajetórias históricas que se encontram em andamento e que dão características diferentes a sociedade guarapuavana. As reflexões aqui organizadas são resultados de uma pesquisa desenvolvida com os remanescentes de escravos da Comunidade Quilombola “Invernada Paiol de Telha”, situada na área rural do município de Guarapuava, região Centro-Sul do Estado do Paraná. Por meio de trabalhos de campo realizados no Quilombo e de entrevistas com alguns quilombolas, houve a oportunidade de (re)conhecer a realidade das pessoas que vivem em um Quilombo, e desmistificar algumas ideias pré-concebidas sobre o referido tema.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).