EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

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Maria Clareth Gonçalves Reis

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre a importância da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ) nos estabelecimentos de ensino situados em áreas remanescentes de quilombos. Para isto, trazemos alguns dados do Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 2014, voltando o nosso olhar para alguns dispositivos legais que tratam da educação na perspectiva diferenciada e articulada às relações raciais, como o Art. 26-A da LDB 9394/1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o Plano Nacional de Educação, dentre outros.  Compreendemos que, para haver uma educação efetivamente diferenciada, é preciso considerar, valores das comunidades quilombolas, como tradições, memória, forma de trabalho, manifestações e expressões artístico-culturais, oralidade e as diversas maneiras de lidar com a terra.

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Como Citar
Reis, M. C. G. (2016). EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(19), 121–139. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/28
Seção
Dossiê Temático