APRESENTAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
É isso, conseguimos! Aqui está o primeiro número da Revista da ABPN! É com grande alegria e orgulho que chegamos a este momento. Há tempos que a produção de intelectuais negras e negros merecia contar com um espaço como este no Brasil. Demos, então, mais um passo. Nosso profundo desejo agora é garantir a manutenção e o crescimento da conquista. Sabemos que, para isso, tanto ou mais esforço será necessário e vamos em frente. Nossa empreitada intelectual é, portanto e desde o início, política. Eis o que orientou a escolha temática do número inaugural: experiências de mulheres negras na produção do conhecimento. Entendemos que raça e gênero têm servido como eixos de diferenciação negativa, consolidados nas práticas teóricas e cotidianas responsáveis por excluir sistematicamente mulheres negras dos sistemas de pensamento, negando-as como sujeitos de conhecimento científico e dificultando, sobremaneira, seu acesso às posições de poder.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).