PODER DA MULHER AFRICANA NO NÍGER NO FILME DE MED HONDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O filme resenhado venceu o prêmio Fespaco em Burkina Faso no ano de 1987 e foi dirigido pelo cineasta Med Hondo. Nascido na Mauritânia é senhor de uma trajetória marcante como cineasta, teatrólogo, ator e dublê de voz. Teve passagem importante pela TV onde produziu duas séries, uma em 1967 e outra em 1990. Seus trabalhos são significativos por analisar os períodos colonial e neocolonial africano. O motivo pelo qual apresento uma breve biografia do cineasta é estar ciente da situação excludente e invisibilizada do cinema e cineastas africanos no Brasil. Sem tirar o mérito das obras cinematográficas brasileiras que retratam o negro brasileiro destaco que essas não descrevem, por certo, a complexidade da cultura de base africana brasileira.
Detalhes do artigo
Como Citar
Barreto, R. dos S. (2011). PODER DA MULHER AFRICANA NO NÍGER NO FILME DE MED HONDO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 2(4), 233–236. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/332
Seção
Resenhas
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).