LETRAMENTO(S), RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO: A RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
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Resumo
O presente trabalho objetiva refletir sobre a centralidade da pesquisa junto a alunos do Ensino Médio visando à construção de conhecimentos que promovam uma educação antirracista e a desconstrução de preconceitos, à luz da proposta da lei federal 10.639/2003. O foco deste artigo incidirá sobre os resultados das pesquisas de alunos vinculados ao Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) no CEFET/RJ que, entre 2011 e 2014, atuaram no projeto de pesquisa “Letramento(s) das relações étnico-raciais: uma proposta pedagógica de desestabilização de identidades estigmatizadas”. Com base em uma visão de discurso como prática social e compreendendo letramento(s) como um construto plural e ideológico, os bolsistas PIBIC-EM desenvolveram subprojetos que buscavam promover uma reflexão acerca dos valores, crenças e identidades construídos discursivamente em torno das relações étnico-raciais. A partir da análise de textos midiáticos, de interações de sala de aula ou geradas em entrevistas de pesquisa, os subprojetos dos alunos bolsistas contribuíram para a desestabilização discursiva de preconceitos e estereótipos circulantes em discursos etniconormativos. De modo significativo, os trabalhos desenvolvidos iniciaram um processo de reposicionamentos coletivos sobre as relações étnico-raciais na escola.
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