CORPO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA NO EXREMO SUL BAIANO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta investigação é parte do produto de dissertação em Educação e tem como objetivo geral descrever o Projeto Político Pedagógico (PPP) e contrapor à literatura sobre a Educação Quilombola e as Relações Étnico-raciais de uma Escola Quilombola no Extremo Sul da Bahia. Juntamente ao PPP, foram examinados os documentos legais que reagem a Educação Escolar Quilombola no Estado da Bahia, as Diretrizes Curriculares Referencias Municipais, assim como a Lei 10.639/03 para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A investigação caracteriza-se por ser de cunho qualitativo e bibliográfico. Como resultados, identificou-se que é necessário que as políticas educacionais e as práticas pedagógicas sejam revistas e adaptadas para garantir a implementação efetiva da educação escolar quilombola ao currículo da Escola Quilombola.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).