CORPO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA NO EXREMO SUL BAIANO

Conteúdo do artigo principal

Ivalda Kimberlly Santos Portela
Bruno Otávio de Lacerda Abrahão

Resumo

Esta investigação é parte do produto de dissertação em Educação e tem como objetivo geral descrever o Projeto Político Pedagógico (PPP) e contrapor à literatura sobre a Educação Quilombola e as Relações Étnico-raciais de uma Escola Quilombola no Extremo Sul da Bahia. Juntamente ao PPP, foram examinados os documentos legais que reagem a Educação Escolar Quilombola no Estado da Bahia, as Diretrizes Curriculares Referencias Municipais, assim como a Lei 10.639/03 para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A investigação caracteriza-se por ser de cunho qualitativo e bibliográfico. Como resultados, identificou-se que é necessário que as políticas educacionais e as práticas pedagógicas sejam revistas e adaptadas para garantir a implementação efetiva da educação escolar quilombola ao currículo da Escola Quilombola.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos Portela, I. K., & de Lacerda Abrahão, B. O. (2025). CORPO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: : EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA NO EXREMO SUL BAIANO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 344–371. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1876
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS
Biografia do Autor

Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Salvador, BA, Brasil

Bacharel e Licenciado em Educação Física (2002), pela Universidade Federal de Viçosa; Especialista em Filosofia (2006), pela Universidade Federal de Ouro Preto; Mestre (2006) e Doutor (2010), em Educação Física pela Universidade Gama Filho, na área de concentração "Educação Física e Cultura". É professor adjunto do departamento de Educação Física, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leciona e orienta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA na linha de pesquisa "Lazer, Cultura Corporal e Educação"