AINDA PRECISAMOS FALAR DE PANDEMIA? PROFESSORAS E MÃES EXPERIMENTANDO MODOS DE FAZER EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em maio de 2023 a Organização Mundial de Saúde decretou o fim da Pandemia de Covid-19. A pandemia escancarou desigualdades sociais e ético-raciais, causou muito sofrimento pelas vidas perdidas e provocou consequências no campo da educação que provavelmente ainda não temos a dimensão de sua magnitude. Porém, neste texto queremos falar, sobretudo, sobre as experimentações de formas de fazer Educação Escolar Quilombola em meio às ruínas do capitalismo (Tsing, 2019). Falamos a partir do território Velho Chico, no estado da Bahia, e dos caminhos trilhados enquanto quilombolas, professoras e pesquisadoras durante a pandemia da Covid-19. Abordaremos sobre as limitações impostas pela ausência de política educacional efetiva nos territórios quilombolas e evidenciaremos caminhos trilhados por professoras e mães para a manutenção do vínculo escolar, das redes de afeto e da aprendizagem, mobilizando e relacionando saberes tradicionais e as novas tecnologias da informação e comunicação para fazer acontecer a Educação Escolar Quilombola.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).