EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO VALE DO RIBEIRA (SP): AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o histórico de ausências, avanços e desafios da educação escolar em comunidades quilombolas da região do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. Adotaremos como recorte de análise os quilombos localizados no município de Eldorado, especificamente um grupo de 7 territórios localizados na microrregião. A metodologia consiste em análise histórica e bibliográfica, a partir de pesquisas e escritos sobre a região. A ideia central deste artigo está na discussão de como o movimento social quilombola, mesmo em meio aos entraves postos pelas diferentes esferas governamentais, têm demandado execução de políticas ao estado, sobretudo de educação, que é nosso foco aqui.
Detalhes do artigo
Como Citar
de França Dias, L. M., & Alves da Silva , E. (2025). EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO VALE DO RIBEIRA (SP): AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 212–234. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1980
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).