ADINKRA FABRIC FROM THE ETHNOMATHEMATICS PERSPECTIVE AND THE TRAINING OF MATHEMATICS TEACHERS

Main Article Content

Élida de Sousa Peres
Erasmo Borges de Souza Filho

Abstract

 Este texto tem como objetivo apresentar a cultura dos tecidos adinkra enquanto prática de conhecimento matemático para formação de professores, com base nas ideias de D’Ambrosio sobre Programa de Pesquisa Etnomatemática; Mignolo na perspectiva da descolonialidade; Tchogninou tratando do simbolismo do tecido Adinkra e Vidal que retratar o simbolismo na moda afro-brasileira. De acordo com o que propõe a lei 10.639/2003, com discursões sobre história e cultura africana e afro-brasileira. Com isto, buscamos descolonizar os saberes acadêmicos, para valorização de saberes culturais para que seja possível trilha novos caminhos para prática educativa no ensino de matemática.

Article Details

How to Cite
Peres, Élida de S., & Borges de Souza Filho, E. (2020). ADINKRA FABRIC FROM THE ETHNOMATHEMATICS PERSPECTIVE AND THE TRAINING OF MATHEMATICS TEACHERS. Journal of Black Brazilian Researchers Association, 12(31). Retrieved from https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/781
Section
Artigos