RACISMO INSTITUCIONAL E SEU FUNCIONAMENTO NA PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM UM QUILOMBO NA AMAZÔNIA PARAENSE

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Leônidas Pixuna
José Sena

Resumo

O estudo tem como propósito debater como o racismo operou e continua operando na formação e atuação de professores/as de um quilombo na Amazônia Paraense. Dentre diferentes perspectivas, a pesquisa etnográfica (EMERSON; FRETZ; SHAW, 2013; PEIRANO, 2008) contou com a orientação teórica de pesquisadores/as dedicados ao estudo das relações raciais como Frantz Fanon (1968), Patrícia Hill Collins (1990), Nego Bispo (2015), por exemplo. Ao investigar como ocorreram as formações dos/as professores/as e suas práticas atuais, a pesquisa evidencia como o racismo institucional se articula na precarização da formação desses/as docentes e, em consequencia, da educação escolar como um todo, quando reproduzem lógicas racistas ao perpertuarem o epistemícidio racial ou ao não aplicarem, ou até mesmo desconhecerem, por exemplo, a lei a 10.639/03, dentre outros.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pixuna, L., & Sena, J. (2025). RACISMO INSTITUCIONAL E SEU FUNCIONAMENTO NA PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM UM QUILOMBO NA AMAZÔNIA PARAENSE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 182–211. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1901
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS
Biografia do Autor

Leônidas Pixuna, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), Pará, Brasil

Mestre em Diversidade Sociocultural pelo Museu Paraense Emílio Goledi, é professor de Sociologia da SEDUC/PA.