FORMACIÓN CONTINUA DE DOCENTES PARA LA EDUCACIÓN ESCOLAR QUILOMBOLA RELATO DE EXPERIENCIA EN COMUNIDADES DE MARANHÃO

Contenido principal del artículo

Fernanda Lopes Rodrigues
Carlos Benedito Rodrigues da Silva
Acildo Leite da Silva
Ângelo Rodrigo Bianchini
Maria do Carmo Alves da Cruz

Resumen

Com o objetivo de refletir acerca da formação de professores/as da educação escolar quilombola, esse texto descreve a experiência do “Curso de Aperfeiçoamento em Políticas e Práticas de Educação Escolar Quilombola”. São relatadas a proposta do Curso, bem como sua execução, ponderando sobre os desafios e avanços, embasados nos marcos legais da educação escolar quilombola e na compreensão da necessidade de uma pedagogia própria, que respeite as especificidades dos diferentes territórios e das pessoas que ali vivem. O Curso foi  desenvolvido em escolas da Unidade Regional de Educação do município de Itapecuru-Mirim, contemplando 05 (cinco) Centros de Educação Escolar Quilombola, localizados em: Itapecuru-Mirim (MA), Anajatuba (MA) e Vargem Grande (MA). Nossas impressões, a partir dessa experiência, confirmam a carência de formação dos profissionais que atuam nesse cenário e reforçam a necessidade da efetivação de regimes de colaboração entre os entes federativos com as universidades, bem como a inserção do movimento quilombola, na condição de protagonista e mediador na implementação da formação docente.

Detalles del artículo

Cómo citar
Rodrigues, F. L., Rodrigues da Silva, C. B., Leite da Silva, A., Bianchini, Ângelo R., & Alves da Cruz, M. do C. (2025). FORMACIÓN CONTINUA DE DOCENTES PARA LA EDUCACIÓN ESCOLAR QUILOMBOLA: RELATO DE EXPERIENCIA EN COMUNIDADES DE MARANHÃO. Revista De La Asociación Brasileña De Investigadores(as) Negros(as), 19(47), 155–181. Recuperado a partir de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1950
Sección
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS
Biografía del autor/a

Fernanda Lopes Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, Maranhão, Brasil

Mestra em Educação (UFMA). Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da UFMA, do MafroEduc Olùkọ́ - UFMA e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, indigenas e Diversidades do COLUN/UFMA.

Carlos Benedito Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, Maranhão, Brasil

Doutor em Educação (PUC-SP). Professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFMA).

Acildo Leite da Silva, Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, Maranhão, Brasil

Doutor em Educação (UFF). Professor do Departamento de Educação II e dos Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e Mestrado Profissional em História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFMA)

Ângelo Rodrigo Bianchini, Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, Maranhão, Brasil

Doutor em Educação (UNESP). Professor do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFMA).

Maria do Carmo Alves da Cruz, Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, Maranhão, Brasil

Doutora em Educação em Ciência e Matemática (UFMT). Professora do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).