FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA RELATO DE EXPERIÊNCIA EM COMUNIDADES DO MARANHÃO
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Resumo
Com o objetivo de refletir acerca da formação de professores/as da educação escolar quilombola, esse texto descreve a experiência do “Curso de Aperfeiçoamento em Políticas e Práticas de Educação Escolar Quilombola”. São relatadas a proposta do Curso, bem como sua execução, ponderando sobre os desafios e avanços, embasados nos marcos legais da educação escolar quilombola e na compreensão da necessidade de uma pedagogia própria, que respeite as especificidades dos diferentes territórios e das pessoas que ali vivem. O Curso foi desenvolvido em escolas da Unidade Regional de Educação do município de Itapecuru-Mirim, contemplando 05 (cinco) Centros de Educação Escolar Quilombola, localizados em: Itapecuru-Mirim (MA), Anajatuba (MA) e Vargem Grande (MA). Nossas impressões, a partir dessa experiência, confirmam a carência de formação dos profissionais que atuam nesse cenário e reforçam a necessidade da efetivação de regimes de colaboração entre os entes federativos com as universidades, bem como a inserção do movimento quilombola, na condição de protagonista e mediador na implementação da formação docente.
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