A CONSTRUÇÃO DE PEDAGOGIAS CONTRACOLONIAIS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA BOA ESPERANÇA, AREAL-RJ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre os processos produção e compartilhamento de conhecimentos e construção de identidades negras no centro-sul fluminense. Como estudo de caso, me debruço sobre a rede construída entre o Quilombo Boa Esperança, em Areal, Rio de Janeiro e professores e ativistas negros da região. Nesta interação, eles elaboram um pedagogia que, ultrapassando as paredes das escolas e universidades e as páginas do livros, desafia as dicotomias entre quem ensina versus quem aprende, o saber acadêmico versus saber popular, razão versus corpo e emoção característicos da metafísica moderna cartesiana e consolidam uma relação de ensino e aprendizado mediada pelo afeto. Este trabalho se baseia no trabalho de pesquisa-ação e extensão por meio de metodologias participativas e etnográficas que venho desenvolvendo com a comunidade quilombola Boa Esperança desde março de 2022.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).