A CONSTRUÇÃO DE PEDAGOGIAS CONTRACOLONIAIS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA BOA ESPERANÇA, AREAL-RJ

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Camila Daniel

Resumo

Resumo


Este artigo tem o objetivo de refletir sobre os processos produção e compartilhamento de conhecimentos e construção de identidades negras no centro-sul fluminense. Como estudo de caso, me debruço sobre a rede construída entre o Quilombo Boa Esperança, em Areal, Rio de Janeiro e professores e ativistas negros da região. Nesta interação, eles elaboram um pedagogia que, ultrapassando as paredes das escolas e universidades e as páginas do livros, desafia as dicotomias entre quem ensina versus quem aprende, o saber acadêmico versus saber popular, razão versus corpo e emoção característicos da metafísica moderna cartesiana e consolidam uma relação de ensino e aprendizado mediada pelo afeto. Este trabalho se baseia no trabalho de pesquisa-ação e extensão por meio de metodologias participativas e etnográficas que venho desenvolvendo com a comunidade quilombola Boa Esperança desde março de 2022.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Daniel, C. (2025). A CONSTRUÇÃO DE PEDAGOGIAS CONTRACOLONIAIS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA BOA ESPERANÇA, AREAL-RJ. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 19(47), 372–393. Recuperado de https://abpn.emnuvens.com.br/site/article/view/1929
Seção
Dossiê temático - QUILOMBOS, TERRITORIALIDADES E SABERES EMANCIPATÓRIOS